Devido ao desenvolvimento dos sistemas de RFID por diversas marcas em várias bandas de frequência, a criação de protocolos e normas que regulassem os sistemas de RFID era uma tarefa complicada, sobretudo quando não existe um consenso entre os grandes fabricantes de sistemas RFID. No entanto para o funcionamento destes sistemas foi necessária a criação de protocolos de comunicação, estes protocolos estão relacionados com as frequências a que os leitores e tags comunicam entre, assim foram criadas pela ISO (Organização Internacional de Normalização) as seguintes normas:
- ISO 18000-1: a ser padronizada
- ISO 18000-2: para a comunicação frequências abaixo 135 kHz
- ISO 18000-3: para uma frequência operacional em 13,56 MHz
- ISO 18000-4: para uma frequência de 2,45 GHz
- ISO 18000-6: para frequências entre 860 e 930 MHz
- ISO 18000-7: para uma operação em 433 MHz
Recentemente foi criado pela EPCglobal a norma UHF EPCglobal geração 2 (EPC Gen 2) espera-se que brevemente faça parte da serie de normas ISO – 18000. Este protocolo foi criado para facilitar o uso de códigos EPC (Código Electrónico de Produto) que identificam objectos únicos, como por exemplo caixas ou produtos individuais. As normas EPC estabelecem especificações técnicas de RFID e um sistema de numeração para identificação exclusiva e sem falhas. Este EPC não é mais do que um código numérico ou alfanumérico, que em vez de o transportar no tradicional código de barras, passa a transporta-lo numa tags, podendo ainda adicionar mais informação ao logo do trajecto do produto, uma outra diferença entre o código de barras e das tags é que com o código de barras apenas conseguíamos identificar o grupo do produto, e com este sistema para alem de identificarmos o grupo do produto, conseguimos identificar também o produto especifico pois cada tag tem um numero de serie único que lhe é associado.
Uma estrutura de rede EPC caracteriza-se por essencialmente cinco elementos:
- Número EPC: Identificador global e único, que serve para realizar consultas sobre o objecto que ele identifica.
- Etiqueta EPC (tag): Portadora de dados (EPC) que comunica com o leitor por RF. É constituída por memória, microprocessador e por uma antena.
- Reader/Leitor: Dispositivo de captura de dados; portátil ou fixo, que se conecta à rede
- EPC. Savant (EPC Middleware): Software que controla os leitores. Pode funcionar com um repositório local de números EPC’s e informações associadas.
- ONS (Object Name Service): recurso partilhado que possuí informações associadas ao número EPC (equivalente ao DNS para internet).
- EPCIS (EPC Information Service): Serviço de informações de EPC’s que contém todos os dados relativos a um EPC. (Utiliza PML que é uma linguagem definida em XML, para permitir consultas e obter dados relacionados com os números EPCs).
0 comentários:
Enviar um comentário