Pesquisa personalizada

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Capacidade de armazenamento da tag

Em relação a este parâmetro é também possível fazer uma distinção dentro das tags, devido a estas utilizarem geralmente 3 tipos de memória: memorias Rea d Only (RO); memorias Write Once Read Many (WORM) e memorias Read-Write (RW).


  • Tags com memórias Read Only (RO)
As tags RO apenas permitem a leitura dos dados contidos na sua memória. São programadas uma vez, normalmente quando são fabricadas. Sendo tags unicamente de leitura, a sua gravação é permanente, não sendo permitido qualquer actualização dos dados. Este tipo de tags é prático para pequenas aplicações comerciais ou para fins de localização com etiquetas standard, como, por exemplo, em lojas de roupas ou bibliotecas. No entanto, tornam-se impraticáveis para largos processos de manufactura ou para sistemas que necessitem de actualização de dados. A maioria das tags passivas possui este tipo de memória.

  • Tags com memórias Write Once Read Many (WORM)
As tags com este tipo de memória só poderiam ser programadas uma única no momento da sua utilização, no entanto é possível na prática reprograma-las algumas vezes, sendo este numero limitado e com o risco de se danificar permanentemente a sua memória inutilizando a tag definitivamente. A sua auto actualização, é impossível pois esta terá sempre que ser feita por um programador com material indicado para esse fim.

  • Tags com memórias Read-Write (RW)
Este tipo de tags RW são as mais versáteis, pois podem ser reprogramadas inúmeras vezes. As vantagens deste tipo de tags são imensas quando comparadas com as restantes, pois permitem, actualizações permanentes da informação contida na sua memória, elaboração de um histórico do percurso de um produto, monitorização em tempo real da temperatura ou outra variável física, entre muitas outras coisas. Uma tag RW tipicamente contém uma memória Flash ou FRAM. Este tipo de tags é o mais indicado para segurança de dados, monitorização de ambientes e processos que precisem de actualização de dados constantemente. Obviamente que estas tags são mais caras que todas os anteriores e, por esse motivo, ainda não são usados com grande regularidade.

0 comentários:

Enviar um comentário